25/01/09

Actividades sociais online e desenvolvimento da identidade nos jovens



Trabalho de grupo: José Alberto Moreno, Maria Cecília Furtado, Maria Eduarda Fernandes e Maria Teresa Guerreiro

Tradução e adaptação do texto: Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship. Youth, Identity and Digital Media (95-117)

(Conclusão)

Os blogues/páginas pessoais são, em suma, testemunhos e instrumentos do crescimento e das construções do eu, portos de abrigo das possíveis agressões dos outros e palcos de exposição mediática e de integração social, amplificadores da expressão e comunicação da juventude, esboços do eu, tal como o eu é um permanente esboço na vida, instrumentos de desenvolvimento da identidade e da auto-aprendizagem, a par de mecanismos de aprendizagem e domínio de técnicas, cada vez mais eficazes, de auto-apresentação, podendo chegar ao ponto de constituir manifestações criativas/ artísticas. Expressões privilegiadas de uma era profundamente tecnológica e mediática.


Recursos:

Sandra Weber, Claudia Mitchell (2008). Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies.Youth, Identity, and Digital Media: 25–47.

Susannah Stern (2008). Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship.Youth, Identity, and Digital Media: 95–117.

Danah Boyd (2008). Why Youth ♥ Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life.Youth, Identity, and Digital Media: 119–142.

Gitte Stald (2008). Mobile Identity: Youth, Identity, and Mobile Communication Media .Youth, Identity, and Digital Media: 143–164.

1 comentário:

Pardal disse...

Desde o início desta actividade que me afirmei uma fraca utilizadora de blogues, quer como "produtora" quer como "visitadora". E isto apesar de ter amigas que são fiéis "consumidoras" do que a blogosfera tem para lhes oferecer e que dedicam várias horas semanais a seguir vários blogues. Creio que tal acontecia porque não tinha ainda criado um que me dissesse directamente respeito, que não fosse como ferramenta de divulgação da biblioteca... sempre a correr, a tentar coordenar tudo! Desta feita, ainda que a correr (!), fiquei muito mais interessada nas potencialidades das facilidades deste tipo e, sim, fico espantada com até que ponto podem reflectir uma tal sofisticação de utilização.É certo que essencialmente me diverti a explorar esta ferramenta!