SNS
Sítios na Internet que proporcionam a criação e o alojamento de comunidades online, permitindo a circulação de informação e a comunicação entre os utilizadores. Estas comunidades são constituidas por pessoas com interesses e actividades semelhantes. O hi5 e Myspace são exemplos de SNS.
in UAb.MDS08-09.Glossários.Glossário da Cultura Digital
A guerra dos SNS
in UAb.MDS08-09.Glossários.Glossário da Cultura Digital
A guerra dos SNS
Trabalho de grupo: José Alberto Moreno, Maria Cecília Furtado, Maria Eduarda Fernandes e Maria Teresa Guerreiro
Publish at Scribd or explore others: Academic Work hi5 sns
O relatório: Social Networking. A quantitative and qualitative research report into attitudes, behaviours and use (2008), do Ofcom - Office of Comunications do Reino Unido, apresenta, entre outros, os seguintes resultados referentes aos utilizadores de SNS:
- As redes sociais são mais populares entre os adolescentes e jovens adultos;
- Para além do facto de a idade mínima para ter um perfil numa rede social ser, habitualmente, de 13 anos (14 no MySpace), 27% das crianças entre os 8 e os 11 anos têm perfis nesses sites;
- 25% dos utilizadores registados em redes sociais publicam informações pessoais (telefone, endereço, etc.);
- A maioria dos adultos que utilizam uma qualquer rede social apresenta também um perfil pessoal em SNS;
- Os utilizadores de redes sociais podem ser agrupados em cinco grupos diferentes, tendo por base as suas atitudes e comportamentos: 1) Socializadores Alfa, 2) Os que procuram chamar a atenção, 3) Seguidores, 4) Fiéis, e 5) Funcionais;
- Os não utilizadores de redes sociais podem ser divididos em três grupos: 1) Preocupados com a segurança, 2) Sem conhecimentos técnicos, e 3) Rejeição intelectual;
- Os utilizadores de redes sociais criam perfis bastante abrangentes para se mostrarem online. Eles partilham informações pessoais com muitos "amigos".
- Poucos visitantes denotam aspectos negativos nas redes sociais;
- A preocupação com a privacidade e a segurança não está entre as prioridades da maioria dos utilizadores;
- 41% das crianças entre os 8 e 17 anos e 44% dos adultos apresentam os seus perfis abertos, o que significa que os são visionados por todos;
- 34% dos utilizadores entre os 16 e 24 anos não têm qualquer problema em fornecer informações pessoais, como telefone ou endereço de e-mail;
- 17% dos adultos utilizam o seu perfil para comunicar com pessoas que não conhecem e isso aumenta nos jovens adultos. 35% dos adultos conversam com as pessoas que são "amigos de amigos";
- O Facebook é o site mais popular entre os adultos, seguido do MySpace e Bebo. Para pré-adolescentes e adolescentes entre 8 e 17 anos o Bebo é a rede social mais usada;
- Um pequeno número de jovens do sexo feminino assumiu ter criado perfis falsos por puro divertimento;
- Alguns adolescentes e jovens adultos disseram estar "viciados" em redes sociais e de ter consciência de que estas podem prejudicar o seu estudo e ocupar demasiado do seu tempo;
- Poucos dos inquiridos afirmaram ter sofrido algum tipo de assédio em redes sociais.
O estudo, de grande pormenor, apresenta resultados credíveis e, sem excessivo optimismo, poderá contribuir para confirmar algumas conclusões dos nossos próprios estudos, mais específicos e limitados, mas que seguiram estratégias de observação cuidadas e muito completas.
Sem comentários:
Enviar um comentário